segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A mensagem do Vídeo

O povo cearense possui como forte característica sua capacidade de fazer humor. Nas rodas de conversa, geralmente entre homens, se diz que num determinado bairro da capital toda casa existe três “C´s”: um coqueiro, um cachorro e um corno. Brincadeiras à parte, nosso vídeo não tem como foco principal o adultério, mas ressaltar elementos de nossa cultura que são fortes e mostrar a mudança de paradigma que vem ocorrendo ao longo da história, mesmo que esta mudança seja contra a moral e a Lei divina, para os que assim [como eu] procuram observá-la.
O homem sempre foi este “cabra macho”, capaz de trabalhar de sol a sol para colocar comida dentro de casa, que não foge uma boa briga e que é um namorador de primeira. Infelizmente estas características acabam sendo para o cearense, principalmente o mais antigo, o passe livre para ser o mandão dentro de casa e o garanhão lá fora. Ai da mulher em ir contra estas atitudes...
Já a mulher cearense é sinal de fortaleza, de garra, de luta. Quantas não enfrentaram, e enfrentam, as dificuldades para criar seus filhos que seus homens não foram homens suficientes para assumirem? Mulheres que por serem fiéis ao seu “sim” no dia do casamento permaneceram fiéis aos seus maridos, mesmo que isso lhes custasse a paz de toda uma vida. Enfim, mais que mulheres de beleza externa, devemos reconhecer o quanto estas são belas interiormente, mulheres de fé, que são capazes com suas orações de levar e trazer marido e filhos de volta para junto de si, mesmo que estes tenham que atravessar caminhos tortuosos (Pergunte sua mãe o que ela fica fazendo quando você vai pra festa...). Se o pai de família não faz o papel de abençoador do lar, com sua devoção e oração a mulher consegue trazer Deus para dentro de casa.
Infelizmente temos criado e cultivado uma cultura de desvalorização do casamento, para muitos este já deu o que tinha de dá, é uma “instituição falida”. Esquecemos que este é um Sacramento, e que não podemos sair casando e “descasando” como se troca de roupa, se escolhemos uma pessoa para dividir a vida, temos que já ter em mente que será na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, [e por que não acrescentar], na beleza e na feiúra. O direito que somente o homem rogava para si, de poder trair, acaba sendo adotado por mulheres; que até desvirtuam o próprio pecado, dizendo como na música: “mulher não trai, mulher se vinga”.  Quão bonito é um casal que seus alvos cabelos se alumiam ao sol vespertino. Mais belo ainda é chegar a eles e ouvir como foi dura a caminhada desde o alvorecer, quantas vezes sentiram vontade de largar tudo e desistir do outro, mas que tiveram sempre presente o amor que os uniam, o mesmo amor que aqueceu seus corações quando se conheceram.
P.S.: Quanto à indagação que o vídeo faz no final (no Ceará tem disso? Sim?!), melhor não comentar, cada um faça o enxame de consciência, ou veja se está nascendo uma ponta na testa... se não são homens suficientes para fazerem por onde não deixar lacunas a serem preenchidas por outros, não será, infelizmente, este blog que dará conselhos para melhorar o seu relacionamento... mas continue acessando, quem sabe não indicaremos um local maravilhoso para levar sua amada?
   
Almir Jr.
Estudante

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, o homem sobretudo o cearense faz da mulher um objeto, ñ a valoriza como ela verdadeiramente merece... A mulher por sua vez, vem se mostrando cada vez mais decidida a ñ suportar mais essa situação, com a lei "Maria da Penha" muitas dessas mulheres estão tendo a coragem de reagir...
    Parabéns! Pelo vídeo e pela mensagem que ele quis passar.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por saber que ainda existem homens sensatos,que não sou unico a ver queo casamento não é uma cruz ou um martirio, a instituição do casamento deve ser vivida em sua plenitude sim, e pensarmos que ela nunca deve ir a falencia, se dizem que o amor acabou e por isso estão separando ou traem , ´´e por que nunca amaram, pode ter sido tudo , menos amor.

    Parabéns a vcs que vem nos mostrando quantas belezas tem o ceará, e por abrir esse debate...

    Continuem trabalhando nesse intuito.

    ResponderExcluir
  3. amigos....
    qu isso não fique só na teoria... rsrs ponham em prática!

    ResponderExcluir

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com