domingo, 22 de novembro de 2009

Serras do Ceará

Serra de Guaramiranga.


Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a "Cidade das Flores". Há quem a chame de "Suíça Brasileira", quando não a "Cidade Jardim". Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC, e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculo de flores que acabam brotando na cidade.



As flores deixam a cidade de Guramiranga ainda mais encantadora.


A área da cidade corresponde a 107,60 quilômetro quadrados, limitando-se ao norte com Pacoti, ao sul com Mulungu, à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060, CE-356 e CE-065., rodeada da natureza.
As principais manifestação e tradições culturais são: Festival Nordestino de Teatro Amador, que acontece todo o ano em setembro; o Dia do Município, em 22 de setembro; Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conçeição, em 8 de dezembro; Coroação de Nossa Senhora de Fátima, com a realização de novenas durante todo o mês de maio; Arte em Flor, em agosto; e a última novidade em carnaval no Brasil, com classe e diferenciação no Festival de Jazz e Blues.
A serra de Guaramiranga é uma atração natural. O ponto culminante é o famoso "Pico Alto" do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude. De lá, podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6km da sede, aonde você chega através de trilhas ecológicas ou, ainda, existe um acesso por estrada asfaltada.



Vista da Serra.


O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental.  Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas. 



Fonte: www.estacaodoturismo.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com