segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sertão Cearense

O sertão do Ceará é vasto e possui grandes riquezas, e ao contrário do que se imagina, essa região não possui somente terras secas que não produzem, pois muitas vezes é assim que nos apresentam o sertão,na verdade lá se abriga um extenso campo a ser explorado, principalmente no que diz respeito a cultura e crenças.
Podemos destacar algumas cidades inseridas nesta região como Quixadá, Sobral, Canindé e etc, cada uma é claro, com suas peculiaridades.


Quixadá por exemplo é considerada o melhor local da America do Sul, para a prática de parapente e Asa Delta, além de oferecer vários outros esportes radicais como Moutain Bike e Motocross, off road, rappel, e, trekking em que agencias de turismo oferecem guias para a pratica do esporte.
Uma das características marcantes da cidade são as formações rochosas, e também é conhecida por ser a cidade de origem dos autores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, apesar de ter nascido em Fortaleza, a capital do Ceará, possuía uma relação muito forte com a cidade,não podemos esquecer de mensionar a conhecida pedra da galinha choca.


 
SOBRAL
Sobral vem experimentando um forte processo de modernização em sua estrutura econômica. Há 50 anos, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza. O progresso da cidade se firmou a partir da instalação de indústrias e de um vigoroso sistema educacional e de prestação de serviços de saúde.
 
 
A cidade oferece várias atrações como o museu do eclipse, casa da cultura que busca revitalizar o patrimônio histórico cultural, e para estudantes e visitantes o palácio de ciências e línguas estrangeiras, entre outros .


Em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.


Destacamos ainda que no mês de setembro deste ano, os olhos se voltaram para a cidade de sobral, especificamente, para o estudante Nazareno de Souza e Nietzsche Moura Mascarenhas de Juazeiro do Norte, eles foram escolhidos pela Embaixada dos Estados Unidos para representar o Brasil no Programa jovens embaixadores. Isso demonstra o quanto a cidade investe em educação, para o desenvolvimento das pessoas e da cidade.

Fonte: www.sobral.ce.gov.br/cidade.sobral
Fonte de imagens: http://perspectivabr.files.wordpress.com

Um comentário:

  1. Olha essa imagem do arco de nossa senhora de Fátima é lindo, gente vcs precisam conhecer esta cidade pessoalmente. abç a todos os que acessam esse blog.

    ResponderExcluir

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com