quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Culinária Cearense

A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares que agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores.

Coisas do Sertão

 Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada.

Na mesa cearense, são encontradas várias guloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional merenda (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura. A cachaça, no entanto, é o principal produto de cana de açúcar.

Nas festas juninas, em meio a toda animação dos fogos de artifício e das coloridas bandeirolas, podemos comer deliciosos doces e bolos. Os mais típicas são o pé-de-moleque (bolo feito de massa de mandioca, leite de coco, rapadura, castanha de caju e outros ingredientes), o bolo de batata, o bolo de mandioca, o cuscuz (pequeno bolo feito de massa de milho e farinha). Sortidos também são os doces de caju em calda, a cocada com rapadura, o doce de mamão, o doce de jaca, o doce de batata doce com leite de coco e o doce de jerimum.

As frutas tropicais aparecem nos licores, nas batidas, nos sucos e refrescos que ajudam a matar a sede.


Dica: Receita Paçoca Cearense 


Ingredientes:

1 kg de carne-de-sol (isto é, carne-seca cearense), cebola roxa, farinha de mandioca o suficiente, manteiga da terra ou óleo; pimenta-do-reino e alho.


Modo de Preparo:


Deixe a carne de molho em água de um dia para o outro na geladeira.

No dia seguinte ferva a carne para tirar mais o sal. Se ela for muito dura, ferva mais um pouco para amaciar. Depois corte a carne fervida em pequenos pedaços e tempere com pimenta-do-reino e alho.
Frite-os na manteiga ou óleo. Junte a cebola e refogue. Não deixe fritar muito para não ressecar. Acrescente à carne aproximadamente meio quilo de farinha de mandioca .
Pila-se então no pilão de madeira, ou passe ligeiramente no processador. Tem que ser rápido para não esfarelar a carne. Se gostar acrescente um pouco mais de cebola crua cortada em rodelas ou cubinhos. É excelente se acompanhada de banana.

2.bp.blogspot.com, www.ceara.com.br e www.congresourm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com