quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Comidas Típicas

Frutos do Mar



Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados.

Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra e a lagosta. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima.

Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes, com esse marisco, são criadas receitas deliciosas e criativas.

Dica: Receita: Peixada Cearense
Por Maria Clara  


Ingredientes: 
1 Badejo fresco
Repolho cortado em cruz
Cebolas inteiras
Batatas inteiras descascadas
Cenouras partidas ao meio ao comprido
Ovos cozidos inteiros
Tomates cortado em cruz
Pimentão inteiro ou em bandas
Limão
Colorau
Sal
Alho
Farinha e farinha de trigo

Modo de preparo
Limpar, cortar e lavar o peixe, do modo convencional. Esfregá-lo com sal, limão e alho e deixá-lo em descanso durante alguns minutos, para tomar  gosto. Enxugá-lo em pano seco e limpo, e reservar.
 
Refogar os ingredientes de tempero com o óleo e o colorau. Adicionar o repolho, a cebola a cenoura, a batata e os ovos para cozer, cada um a seu tempo de cozimento. Quando tudo estiver praticamente cozido, juntar o peixe e, em seguida água fervente, o bastante para cobri-lo. Tampar a panela e esperar que atinja o ponto desejado.

Fazer um pirão pelo mesmo método utilizado no Pirão de Leite, substituindo o leite por parte do caldo da Peixada. Ao restante do caldo, adicionar um pouco de farinha de trigo dissolvida n’água, para engrossar o molho.  Servir quentes, o peixe e o pirão, um complementando o outro.

www.culinaria-receitas.com.br, www.ceara.com.br e www.congresourm.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com