terça-feira, 10 de novembro de 2009

Juazeiro do Norte

A cidade de Juazerio do Norte, fica localizada na famosa região do Cariri, no Estado do Ceará. Juazeiro do Norte tornou-se centro da religiosidade popular no estado, a cidade é tomada por imensas caravanas de romeiros, festejos atraem mais de dois milhões de romeiros por ano, fazendo de Juazeiro o terceiro maior pólo de peregrinação religiosa do País.
O principal ponto de visitação da cidade é a Colina do Horto, onde estão a estátua do Padre Cícero , medindo 25 metros de altura, o Museu Vivo da Cultura popular Nordestina, o Santo Sepulcro, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra. O Santuário do Coração de Jesus, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, Memorial do Padre Cícero e a Capela Nossa Senha do Perpétuo Socorro são outros pontos turísticos visitados pelos peregrinos.

Colina do Horto.

A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores.


No Centro de Cultura Popular Mestre Noza pode-se acompanhar o ofício dos artesãos que confeccionam e comercializam peças em madeira.
A efervescência cultural é outro atrativo turístico que os visitantes prestigiam em Juazeiro do Norte. Reisado, Lapinha, Maneiro-Pau, bandas cabaçais, Bumba-meu-boi e diversas danças são exemplos de manifestações populares na cidade. Na culinária, destaque para o baião-de-dois com piqui, queijo da terra e carne de sol com macaxeira.
Fontes: www.viagemdeferias.com e www.fmj-ce.edu.br

2 comentários:

  1. Muito boa essa matéria,realmente o turismo religioso é muito forte em Juazeiro, só conhecendo mesmo pra entender!

    ResponderExcluir
  2. Veja, através do meu blog, documentário recente que fiz sobre Padre Cícero, intitulado: PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? Se gostar indique para os seus contatos, comente. Antecipadamente agradeço. Precisamos fazer da blogosfera, com todo potencial que tem, uma mídia alternativa mais poderosa que a mídia atual, voltada apenas para o interesse de alguns grupos econômicos e políticos. Temos que armar rede, unirmo-nos. Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com