quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Siará, Siri-Ará, Cyará?

Origem da Palavra - Segundo o historiador João Brígido, escrevia-se Siará e assim se encontra esta palavra nos velhos manuscritos da Capitania. O "Ceará" da ortografia atual, acrescenta o citado historiador, vem duma corrutela (pequeno arraial de garimpeiros à beira de terras virgens) que aos poucos transformou a palavra tupi Siri-Ará: Siri, na língua tupi, quer dizer "andar para trás" e Ará significa branco, claro, alvacento.Escreve o Padre Pompeu, erudito pesquisador da nossa antigüidade, que não se sabe de onde veio o nome Ceará conferido ao pequeno rio que corre ao ocidente de Fortaleza e que deu o nome à província.José de Alencar, profundo conhecedor do idioma tupi, diz que a palavra Siará significa "onde canta a Jandaia".Capistrano de Abreu, que não pode deixar de ser consultado por quem escreve sobre o Ceará, afirma que esta palavra se originou da aglutinação das palavras indígenas dzú (água) e erá (verde), cuja pronúncia em português teria dado Siará (grafia primitiva) ou Cyará, isto é, "água ou Rio Verde", se não "Mar Verde".O etimologista Mendes Júnior, em artigos publicados na imprensa de São Paulo, explica que a palavra Ceará encerra a idéia de seca periódica e a moléstia ou febre causada pelo calor.O escritor cearense Antônio Bezerra formulou a hipótese de Ceará ter-se originado do nome Saara (deserto africano) dado pelos primitivos expedicionários à vista das dunas que orlam as nossas alvíssimas praias.Entretanto, ainda não se sabe ao certo a origem do nome Ceará.
Fonte:http://br.geocities.com

3 comentários:

  1. A história do Ceará é riquissima , desde sua origem podemos ver que o povo batalha por seu espaço, mas sempre com muita alegria... eita que nós somos arretados..

    ResponderExcluir
  2. independente de como era escrito ou como queiram chamar , o importante é que o ceara tem muito a ser explorado, e nós precisamos mostrar que não é feito apenas de humoristas.......nada contra eles , mas o ceará precisa ser visto como a terra do povo que tambem sabe fazer outras coisas alem de piadas..... abç

    ResponderExcluir

 
http://www.twitterbuttons.com
By TwitterButtons.com