Frutos do Mar
Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados.
Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra e a lagosta. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima.
Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes, com esse marisco, são criadas receitas deliciosas e criativas.
Dica: Receita: Peixada Cearense Por Maria Clara |
1 Badejo fresco Repolho cortado em cruz Cebolas inteiras Batatas inteiras descascadas Cenouras partidas ao meio ao comprido Ovos cozidos inteiros Tomates cortado em cruz Pimentão inteiro ou em bandas Limão Colorau Sal Alho Farinha e farinha de trigo Modo de preparo Limpar, cortar e lavar o peixe, do modo convencional. Esfregá-lo com sal, limão e alho e deixá-lo em descanso durante alguns minutos, para tomar gosto. Enxugá-lo em pano seco e limpo, e reservar. Refogar os ingredientes de tempero com o óleo e o colorau. Adicionar o repolho, a cebola a cenoura, a batata e os ovos para cozer, cada um a seu tempo de cozimento. Quando tudo estiver praticamente cozido, juntar o peixe e, em seguida água fervente, o bastante para cobri-lo. Tampar a panela e esperar que atinja o ponto desejado. Fazer um pirão pelo mesmo método utilizado no Pirão de Leite, substituindo o leite por parte do caldo da Peixada. Ao restante do caldo, adicionar um pouco de farinha de trigo dissolvida n’água, para engrossar o molho. Servir quentes, o peixe e o pirão, um complementando o outro. |
www.culinaria-receitas.com.br, www.ceara.com.br e www.congresourm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário